terça-feira, dezembro 6, 2022
No menu items!
InícioPoliticaIBM desenvolve chip de 7 nanômetros

IBM desenvolve chip de 7 nanômetros

O centro de pesquisas da IBM comunicou hoje o desenvolvimento de chips de 7 nanômetros em nome de um consórcio internacional liderado pela empresa. A parceria é uma iniciativa público-privada do estado de Nova York e de empresas como a Samsung e a própria IBM, que investiu cerca de US$ 3 bilhões no projeto.

Um dos principais desafios do mercado de semicondutores é a velocidade de desenvolvimento de transistores, que costumam dobrar de densidade a cada dois anos. A façanha da IBM reduz pela metade o padrão comercial praticado atualmente, de 14 nanômetros, que ainda está se expandindo no mercado. A geração de 7 nn, portanto, é experimental e deve demorar alguns anos para chegar aos dispositivos dos consumidores.

A diminuição na escala foi possível a partir da substituição do silício puro pelo silício germânio (SiGe), uma liga capaz de aumentar a mobilidade dos elétrons nos transistores. Cada geração reduz em cerca de 50% a área necessária para abrigar uma mesma quantidade de circuitos eletrônicos. De acordo com os pesquisadores, será necessário usar novos materiais e técnicas de fabricação, devido ao pequeno tamanho dos transistores.

A IBM não informou quando deverá começar a produção comercial dos chips. Recentemente, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company afirmou que planeja começar a produção de pilotos do chip de sete nanômetros em 2017.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Antônio Deon Milhomem sobrinho on Deputado Dr. Gonçalo tem número de telefone clonado
José Ribamar Silva sobrinho on Que exemplo de parlamentar tem Jancimauro?