sexta-feira, dezembro 2, 2022
No menu items!
InícioCulturaGoverno não descarta realizar o São João do Maranhão ainda em 2020

Governo não descarta realizar o São João do Maranhão ainda em 2020

O governo do Maranhão ainda não descarta a possibilidade de realizar o São João do Maranhão ainda em 2020. Em entrevista ao G1 Maranhão, o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, afirmou que o orçamento ainda existe e que a realização dos festejos pode acontecer após junho, a depender da conjuntura da Covid-19 no estado.

“Não descartamos o São João fora de época. Tudo depende da conjuntura. É uma expectativa. A prioridade agora é a saúde. Se não for possível, o orçamento pode ser usado para outras áreas culturais ou do governo”, disse Anderson.

O secretário também lamentou o cancelamento das festividades em junho e disse que haverão documentários nesse período. “Bem triste o cancelamento porque é uma festa tradicional e vai muito além do arraial. Tem toda uma história. Vamos fazer concursos e documentários para movimentar esse período, sem deixar a possibilidade de fazer o São João fora de época”.

Por fim, Anderson Lindoso disse que até mesmo as festas de fim de ano e o carnaval 2021 correm riscos de não acontecer, mas que já existe o planejamento para a realização. Na Bahia, especialistas já alertam para os riscos de saúde durante aglomerações em possível Carnaval realizado em 2021.

“Planejamento é de um evento e depois se planeja o outro. Já fizemos o planejamento do Carnaval do ano que vem e Natal, mas não dá pra definir se vai acontecer ou não”, declarou o secretário.

Atualmente, o Maranhão possui 1.028 mortes pela Covid-19, 38.174 casos confirmados e 12.741 curados da doença em 213 dos 217 municípios maranhenses.

São João do Maranhão

O São João do Maranhão é marcado por diversas festividades, ritmos e sons, com destaque para o Bumba Meu Boi. Enraizado na cultura religiosa, o bumba meu boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, que mobilizam promessas e marcam datas comemorativas.

Considerado a mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, o ciclo festivo é dividido em ensaios, batismo do boi, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte do boi. É vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Antônio Deon Milhomem sobrinho on Deputado Dr. Gonçalo tem número de telefone clonado
José Ribamar Silva sobrinho on Que exemplo de parlamentar tem Jancimauro?