Governo não descarta realizar o São João do Maranhão ainda em 2020

Governo não descarta realizar o São João do Maranhão ainda em 2020

O governo do Maranhão ainda não descarta a possibilidade de realizar o São João do Maranhão ainda em 2020. Em entrevista ao G1 Maranhão, o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, afirmou que o orçamento ainda existe e que a realização dos festejos pode acontecer após junho, a depender da conjuntura da Covid-19 no estado.

“Não descartamos o São João fora de época. Tudo depende da conjuntura. É uma expectativa. A prioridade agora é a saúde. Se não for possível, o orçamento pode ser usado para outras áreas culturais ou do governo”, disse Anderson.

O secretário também lamentou o cancelamento das festividades em junho e disse que haverão documentários nesse período. “Bem triste o cancelamento porque é uma festa tradicional e vai muito além do arraial. Tem toda uma história. Vamos fazer concursos e documentários para movimentar esse período, sem deixar a possibilidade de fazer o São João fora de época”.

Por fim, Anderson Lindoso disse que até mesmo as festas de fim de ano e o carnaval 2021 correm riscos de não acontecer, mas que já existe o planejamento para a realização. Na Bahia, especialistas já alertam para os riscos de saúde durante aglomerações em possível Carnaval realizado em 2021.

“Planejamento é de um evento e depois se planeja o outro. Já fizemos o planejamento do Carnaval do ano que vem e Natal, mas não dá pra definir se vai acontecer ou não”, declarou o secretário.

Atualmente, o Maranhão possui 1.028 mortes pela Covid-19, 38.174 casos confirmados e 12.741 curados da doença em 213 dos 217 municípios maranhenses.

São João do Maranhão

O São João do Maranhão é marcado por diversas festividades, ritmos e sons, com destaque para o Bumba Meu Boi. Enraizado na cultura religiosa, o bumba meu boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, que mobilizam promessas e marcam datas comemorativas.

Considerado a mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, o ciclo festivo é dividido em ensaios, batismo do boi, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte do boi. É vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *