
A juíza Karine Lopes de Castro da 18ª zona eleitoral condenou o vereador Jancimauro Campos Albuquerque por disseminação de fake news. De acordo com a magistrada, o parlamentar está obrigado a retirar do seu Facebook uma informação que macula a imagem da Caixa Econômica Federal, sob pena de pagamento de R$2 mil por descumprimento da decisão.
A Caixa Econômica Federal encaminhou um ofício à Justiça Eleitoral comunicando que o vereador Jancimauro estava faltando com a verdade ao disseminar fake news sobre o pagamento de auxílio emergencial que é de responsabilidade do Governo Federal.
Na avaliação da magistrada, o vereador Jancimauro excedeu seu direito de liberdade de expressão, disfarçando de crítica política a divulgação de fato sabidamente inverídico.
Karine Lopes ainda argumentou que Jancimauro por ocupar o cargo de vereador, ela pressupõe conhecimento acerca das leis e de como funcionam os programas sociais do governo federal, dessa forma ele no mínimo deveria saber que a informação era inverídica ou, quanto menos, deveria ter apresentado as provas ou indícios de suas alegações.
A magistrada ainda classificou a Fake news do vereador Jancimauro sobre o auxílio emergencial, apenas uma tentativa de denigrir a imagem da Caixa Econômica Federal.
Vale ressaltar, que o referido vereador foi responsável por quebrar um material de construção que era de propriedade de seu pai, e agora tenta a todo custo desmoralizar até órgãos federal como a Caixa Econômica.