sábado, agosto 13, 2022
No menu items!
InícioSociedadeLeonardo Sá propõe a criação de um programa de suporte emocional para...

Leonardo Sá propõe a criação de um programa de suporte emocional para alunos da rede pública do MA

O médico e deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), propôs através do Projeto de Lei n°. 469/2021, a criação do “Programa de Suporte Emocional para as Crianças e Adolescentes nas Escolas Públicas do Estado do Maranhão”, com a finalidade precípua de prevenir, identificar e promover o tratamento de sofrimentos e transtornos mentais de crianças e adolescentes, considerados, em especial, os agravos advindos da pandemia da Covid-19.

Os impactos da pandemia na infância e adolescência têm efeitos diretos e indiretos. Os efeitos diretos dizem respeito às manifestações clínicas da Covid-19. Já os efeitos indiretos são os mais variados, tais como, prejuízos no ensino, na socialização e no desenvolvimento, visto que creches, colégios, escolas técnicas e de idiomas, faculdades e universidades tiveram que ser fechadas.

O afastamento do convívio familiar ampliado, com amigos e com toda rede de apoio agravando vulnerabilidades. O estresse, e sua toxicidade associada, afeta enormemente a saúde mental de crianças e adolescentes, gerando um alto índice de sintomas de depressão e ansiedade. O aumento da violência contra a criança, o adolescente e a mulher, e a consequente diminuição da procura pelo atendimento aos serviços de proteção.

O exagero no uso de mídias/telas, como televisão, computadores, tablets e smartphones. Crianças e adolescentes sofrem as consequências do enorme impacto socioeconômico nas famílias, com aumento do desemprego e impossibilidade de trabalho para serviços não essenciais. Como também a fome e o risco alimentar em parte pelo fechamento das escolas e das creches, que tem a merenda escolar como principal refeição do/a aluno/a, além de perdas nas receitas familiares.

“Como médico me preocupo com todas as sequelas advindas desta pandemia, principalmente com relação ao emocional e psicológico de alunos/as que ficaram afastados/as de seu convívio social, que em boa parte é o ambiente escolar. E com a retomada, mesmo que ainda de forma híbrida, precisa de um programa de suporte emocional, que proponho ser vinculado à Secretaria de Estado da Educação. Dando prioridade ao atendimento de crianças e adolescentes com baixa autoestima, problemas emocionais e/ou transtornos mentais. Espero que este PL seja aprovado na Assembleia e sancionado pelo governador, Flávio Dino, o quanto antes. A população precisa realmente desta assistência”, afirmou o parlamentar.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Antônio Deon Milhomem sobrinho on Deputado Dr. Gonçalo tem número de telefone clonado
José Ribamar Silva sobrinho on Que exemplo de parlamentar tem Jancimauro?