sábado, agosto 13, 2022
No menu items!
InícioPoliticaMaioria dos partidos aliados de Flávio Dino deve se manifestar em favor...

Maioria dos partidos aliados de Flávio Dino deve se manifestar em favor do nome de Carlos Brandão nesta segunda-feira

Está confirmada para acontecer nesta segunda-feira (29), às 18h, a reunião do governador Flávio Dino (PSB), com os presidentes de partidos da base aliada que tem como intuito anunciar o escolhido para disputar o governo do Maranhão com seu apoio em 2022. Em levantamento feito pelo Blog Diego Emir, a maioria das siglas partidárias deve manifestar seu apoio ao vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

Em 2018, Flávio foi eleito com o apoio do PCdoB, Republicanos, PSB, PT, PROS, PL, Avante, Patriota, PDT, DEM, PP, PTC, Cidadania, PPL, SD e PTB. De lá para cá, o PTB, PL, Patriota e Avante deixaram a base governista e o PPL se fundiu ao PCdoB.

Porém, outros chegaram como o PSDB e PSL, porém o segundo deixa de existir com a fusão com o DEM.

Diante do quadro atualizado, os partidos devem se manifestar da seguinte forma:

PSDB–PCdoB-Cidadania-PROS-PSB-PTC – A favor de Carlos Brandão

PDT-DEMePSL-PP – A favor de Weverton Rocha

PT – A favor de Felipe Camarão

SD – A favor de Simplício Araújo

Republicanos – Indefinido

Apesar desse resumo, o quadro não é tão simples, mas sim, existe muita complexidade por conta das particularidades internas de cada partido e também a manifestação de lideranças que não são presidentes de partidos.

O Cidadania é comandado por Eliel Gama, irmão da senadora Eliziane Gama, que até então se mantém apalavrada com Weverton Rocha, porém o comando do diretório é de Eliel que está apalavrado com Carlos Brandão.

O Republicanos comandado por Cléber Verde tende a acompanhar Carlos Brandão, mas por conta de uma interferência externa de Weverton Rocha junto a Marcos Pereira (presidente nacional), a posição do partido segue uma incógnita. Porém com a iminente saída de Gil Cutrim, a legenda ficaria livre para ficar com o vice-governador. Tanto que o PTC de Júnior Verde, irmão de Cléber, já é dado como certo como apoiador do tucano.

O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), presidente da FAMEM, Erlânio Xavier e o coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, Pedro Lucas Fernandes (PTB), têm sua posição firme a favor de Weverton Rocha. O líder do governo deputado Rafael (PDT) é a favor de Brandão. O vice-líder Zé Inácio (PT), segue a posição do partido.

PT e Solidariedade apesar de defenderem suas pré-candidaturas próprias de Felipe Camarão e Simplício Araújo, respectivamente, devem acompanhar a decisão do governador e consequentemente seguir com Carlos Brandão.

O PT por exemplo poderia indicar o vice e Simplício já declarou que apoia Brandão, caso ele seja o escolhido.

Diante desse contexto, Carlos Brandão pode chegar a ter oito partidos lhe apoiando da base governista, contra três de Weverton Rocha. O que naturalmente causaria um racha na base governista.

Fora dessa lista de apoiadores na base governista, Brandão ainda pode atrair três legendas: PV, PRTB e o MDB, mas este último deve ficar apenas para junho de 2022.

Já Weverton ainda vai trabalhar para atrair o Podemos e o PMN, ambos aliados do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, mas decisão esta que também ficaria apenas para o próximo ano.

O PSOL será disputado tanto por Carlos Brandão como por Weverton Rocha.

Outros partidos

Fora da discussão interna do Palácio dos Leões, os demais candidatos se articulam com os seguintes partidos:

Josimar de Maranhãozinho – PL, Avante, Patriota e DC

Edivaldo Júnior – PSD

Lahesio Bonfim – PTB

Ficando indefinido ainda o destino do PSC de Aluísio Mendes e a Rede Sustentabilidade. Assim como outros nanicos que possuem pouca influência ou mantém sua posição de sempre participar da eleição: PMB, PCO, PSTU, PCB e UP.

O Novo é o único partido que não deve se sujeitar a essas discussões e no momento avalia uma pré-candidatura própria ao Governo ou não.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Antônio Deon Milhomem sobrinho on Deputado Dr. Gonçalo tem número de telefone clonado
José Ribamar Silva sobrinho on Que exemplo de parlamentar tem Jancimauro?